Pular para o conteúdo principal

Obá






"Obá Xiré"!


Para alcançarmos esse magnífico dínamo no Universo, devemos falar da majestosa força "feminina" presente na Criação.

Devemos tentar compreender a sutileza intrínseca na formação que uma mãe é capaz de dar aos seus filhos, ao potencial de uma Mulher/ Guerreira perante à vontade de lutar e obter vitórias em sua vida.

Devemos falar da ternura e da rispidez presente na feminilidade.

O encontro da água doce com a água salgada - a pororoca.

Obá é magia da casa porta a dentro!
É a mesa posta.
É a casa limpa.
São as refeições preparadas.
É a roupa lavada e passada.
É o conforto do nosso sofá.
São os detalhes na organização da estante.
É o nosso grande abrigo!
Obá é a mais bela concepção da palavra:
"Lar"!

Filha de "Oxalá"(Paz) e "Iemanjá"(Mental), mãe da menina "Opará", o encanto / paixão de "Ogum", a esposa primeira e fiel de "Xângo".

Obá vive no calor das brasas do esposo. Na busca por justiça e equilíbrio para as consciências humanas. Obá vive na sensibilidade do olhar da mulher, na projeção da conquista de uma Guerreira.

Seus aspectos negativos estão na timidez, na possessividade e nos ciúmes insensatos.

Sua grande batalha foi contra a paixão/"Oxum",
contra a mentira,
contra a intriga,
contra o "disse me disse" presente nos atos ardilosos da infertilidade da mente feminina.

Sua maior cegueira foi se apaixonar louca e intensamente, ao ponto de sacrificar suas orelhas como presente para seu amado, conforme diz a lenda.

....Xângo horroriza-se com ato e expulsa a bela Obá.

.... Obá chorou tanto, tanto, tanto...
que suas lágrimas viraram um dos maiores rios da África, o rio "Obá".

... O "rei da justiça" não demorou para desmoronar e perceber a injustiça cometida contra a sua fiel Guerreira, sua Esposa e sobre a essência primordial de seu lar! Porém, o grande "Rei" já havia perdido "Obá"!

Entretanto, a bela Obá espalha-se no Marron raiado, no vermelho sangue e no amarelo Sol do infinito cósmico.

A bela Obá está no fogo e nas águas revoltas da natureza Universal.

A bela Obá traz consigo a espada, o escudo e o ofá - forças adquiridas de suas vitórias.
Pois, quando a bela Obá vem para o "Xiré", vem para Guerrear!


Mãe,
Mulher,
Guerreira,
Força única,
OBÁ.


"OBÁ XIRÉ" !



André D'Obaluaiê


Comentários

  1. É lindo!
    "Obá Xiré"!!!!
    Sarava essa força da natureza.

    ResponderExcluir
  2. Salve a Rainha, salve a poderosa Rainha Obá! Que poder esse, que de lágrimas, fez um rio inteiro brotar? Salve o feminino e toda a força que isso representa! Salve Obá no nosso entendimento, salve Obá em cada detalhe das nossas vidas e casas! Salve essa majestosa força! Parabéns, André! Que bela reflexão!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Programação

Calendário 2026 CALENDÁRIO TASSE 2026 PRIMEIRO SEMESTRE 2026. 🌿 JANEIRO 25/01 (domingo) 06h00 – Amaci 13h00 – Almoço: Cozido de Oxóssi 16h00 – Gira de Umbanda: Caboclos e Orixás 🌊 FEVEREIRO 01/02 (domingo) – 16h00 – Gira de Umbanda: Caboclos, Povo d’Água, Ibejada e Exu (Proteção) 02/02 (segunda) – 19h30 – Estudo / Sessão de Preto Velho 21/02 (sexta) – 19h30 – Estudo / Sessão de Exu e Pomba-Gira 🌾 MARÇO 01/03 (domingo) – 16h00 – Gira de Umbanda: Caboclos 02/03 (segunda) – 19h30 – Estudo / Sessão de Preto Velho 21/03 (sexta) – 19h30 – Estudo / Sessão de Exu e Pomba-Gira 🔥 ABRIL 05/04 (domingo) – 16h00 – Gira de Umbanda: Caboclos 06/04 (segunda) – 19h30 – Estudo / Sessão de Preto Velho 18/04 (sexta) – 19h30 – Estudo / Sessão de Exu e Pomba-Gira 🌺 MAIO - Mês do Aniversário da Tenda 03/05 (domingo) – 16h00 – Gira de Umbanda: Caboclos 04/05 (segunda) – 19h30 – Estudo / Sessão de Preto Velho 09/05 (Sábado)   –   18h00  – Palestra Pai Marcio d'Jagum 17/05 (domin...

Festa Preto Velho 2025 - Celebração 15 anos da TASSE

  "Queridos irmãos e convidados, É com muita felicidade que estamos aqui hoje para celebrar o aniversário de nossa Tenda. Para agradecer à espiritualidade e a todos os velhos e velhas que trazem luz, força e conhecimento a cada um de nós neste Terreiro. Nossa história não começa apenas neste espaço sagrado. A “macumba” se faz presente desde que nos entendemos como seres humanos, dentro de nossa própria família. Os ensinamentos — ainda que de forma velada e com os receios sociais de nossos familiares — já se faziam presentes em nossos lares. Agradecemos e louvamos os nomes de Pai Joaquim, Vovó Cambinda e Rei Congo — espíritos que habitam e guiam nossa família. A Tenda cruzou e continuará cruzando gerações. Foi preciso amadurecermos para que pudéssemos chegar até aqui. Foi preciso a voz firme e carinhosa de Vovô Pai João! Foi ele quem trouxe a semente que nos permitiu, hoje, ouvir e sentir: Vovó Maria, Maria Congá, Pai Fabiano, Vovó Luanda, e tantos outros Pretos e Pretas Ve...

TASSE - Festa Ibejada 2025

"São Cosme e Damião, que por amor a Deus e ao próximo vos dedicastes à cura do corpo e da alma de vossos semelhantes, abençoai os médicos e farmacêuticos, medicai o meu corpo na doença e fortalecei a minha alma contra a superstição e todas as práticas do mal. Que vossa inocência e simplicidade acompanhem e protejam todas as nossas crianças. A alegria da consciência tranquila, que sempre vos acompanhou, repouse também em meu coração. Que a vossa proteção conserve meu coração simples e sincero, para que sirvam também para mim as palavras de Jesus: "Deixai vir a mim os pequeninos, porque deles é o Reino do Céu. São Cosme e Damião, rogai por nós. "