Pular para o conteúdo principal

Filhos de Nossa Tenda - "Minha mediunidade com Pai Joaquim."

 




“No tempo da escravidão,

Nego véio recebeu chibatada,

Mas foi com a proteção de Oxalá

Que encontrou a Luz Maior de Zambi”

 

          Falar do Velho Joaquim, é discorrer acerca de um grande Amigo Ancestral, ou seja, de um Amigo bem familiar que não somente se relaciona comigo mas também com a minha família carnal, a qual me abraçou nessa encarnação.

          O Velho Joaquim, em cada manifestação, seja através da mediunidade ostensiva ou por meio da intuição, tem me proporcionado preciosos  ensinamentos que enfatizam o valor da GRATIDÃO, da HUMILDADE que não se confunde com a subserviência e do APRENDIZADO como modo de autoconhecimento e de experienciar a vida.

          Em sua mensagem de fé, ele me desperta para a vivência da gratidão. Sentir-se grato pelas pequenas conquistas diárias e também por tudo aquilo que Deus Pai /Mãe nos oferta gratuitamente todos os dias: a irmã TERRA, que nos sustenta e nos oferece seus frutos; a irmã ÁGUA, que sacia a nossa sede e nos refresca; o irmão AR, que enche nossos pulmões de vida; o irmão SOL, que nos aquece e faz a vida germinar. Tudo isso é dádiva divina, com  que o Universo nos brinda todos os dias, para que possamos progredir de modo físico, mental, emocional e espiritual.

          Uma outra particularidade desse insigne Amigo Espiritual é a sua devoção à Mãe Santíssima. Maria é a grande Mãe que nos acalenta em seu colo. É aquela que acolhe as nossas aflições, dissabores, temores, inseguranças... É a Mãe, que mesmo conhecendo a ignorância de cada filho, continua a amá-los  e a guiá-los, pois compreende que cada ser humano está experimentando o seu processo pedagógico para ser melhor, não só em espírito, mas também na própria experiência da carne.

          Em sua cantiga, o Velho Joaquim ensina que o processo da escravidão foi seu grande educandário. Mesmo padecendo de toda rudeza que a escravidão representou através do aprisionamento do corpo, das viagens nos tumbeiros por além-mar, das chibatadas sem dó, da perda da própria identidade e de tantas outras atrocidades, ele, diante de tudo isso, encontrou a presença de Zambi, através de sua fé em Oxalá e em Maria.

          Os gestos e as palavras do Velho Joaquim são manifestações de amor, esperança, gratidão, humildade e de constante aprendizado. Em suas orientações, de forma simples, amorosa, paciente e plena de fé, ensina-nos a experienciar o Cristo em nós mesmos, através de nossas ações diárias.

          Sou muito grato pela oportunidade de poder ser o aparelho desse Ilustre Amigo de todos os tempos da imortalidade. Eu sei que ainda sou muito ignorante e que não tenho a compreensão para alcançar a grandeza de sua presença e de seus ensinamentos, mas AGRADEÇO a Oxalá e a Mãe Santíssima por esse “véio trabalhadô”, que se manifesta para me ensinar que o cativeiro, além de ser um desafio, é uma grande escola, que me prepara para o aprendizado do equilíbrio  e do encontro com minha pópria essência.

          Saravá as Almas Santas, Sabidas e Entendidas,

          A benção hoje e sempre Vovô Joaquim da Bahia,

          “Véio trabalhadô”, que traz o povo da Bahia,

          “Em nome de Jesus, José e Maria”.

 

Texto do Médium Eduardo Nogueira.




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Programação

Calendário 2025 CALENDÁRIO TASSE 2025 SEGUNDO SEMESTRE 2025. Agosto    04/08 - Estudo/ Sessão Preto velho (19:30) 16/08 - Clube de Leitura (18:00) Estudo/Sessão Exus (19:30) 03/08 Gira de Caboclos (16:00) ●TRABALHOS FECHADOS  (Médiuns específicos). Setembro  01/09 - Estudo/ Sessão Preto velho (19:30) 20/09 - Clube de Leitura (18:00) Estudo/Sessão Exus (19:30) 07/09 - Gira de Caboclos (16:00) 28/09 - Gira Festiva Ibejada (16:00) ●TRABALHOS FECHADOS  (Médiuns específicos). Outubro   06/10 - Estudo/Sessão Preto Velho (19:30) 18/10 - Clube de Leitura (18:00) Estudo/Sessão Exus (19:30) 05/10 - Gira de Caboclos (16:00) ●TRABALHOS FECHADOS  (Médiuns específicos). Novembro  03/11 - Estudo/Sessão Preto Velho (19:30) 15/11 - Clube de Leitura (18:00) Estudo/Sessão Exus (19:30) 02/11 - Gira de Caboclos (16:00) ●TRABALHOS FECHADOS  (Médiuns específicos). Dezembro   08/12 - Estudo/Sessão Preto Velho (19:30) 27/12 - Encerramento/Descarrego (15:00) 2...

Festa Preto Velho 2025 - Celebração 15 anos da TASSE

  "Queridos irmãos e convidados, É com muita felicidade que estamos aqui hoje para celebrar o aniversário de nossa Tenda. Para agradecer à espiritualidade e a todos os velhos e velhas que trazem luz, força e conhecimento a cada um de nós neste Terreiro. Nossa história não começa apenas neste espaço sagrado. A “macumba” se faz presente desde que nos entendemos como seres humanos, dentro de nossa própria família. Os ensinamentos — ainda que de forma velada e com os receios sociais de nossos familiares — já se faziam presentes em nossos lares. Agradecemos e louvamos os nomes de Pai Joaquim, Vovó Cambinda e Rei Congo — espíritos que habitam e guiam nossa família. A Tenda cruzou e continuará cruzando gerações. Foi preciso amadurecermos para que pudéssemos chegar até aqui. Foi preciso a voz firme e carinhosa de Vovô Pai João! Foi ele quem trouxe a semente que nos permitiu, hoje, ouvir e sentir: Vovó Maria, Maria Congá, Pai Fabiano, Vovó Luanda, e tantos outros Pretos e Pretas Ve...

Descarrego TASSE 2024. Asè para quem é de Axé

"Ao ser convidado para fotografar, conhecer o ambiente e "planejar" como este trabalho será realizado é essencial. Nesta experiência, aprendi que num local sagrado onde o principal elemento é a energia, não há planejamento que possa ser seguido da minha maneira, mas dos verdadeiros "moradores" desta casa, na qual me senti abraçado, acolhido e respeitado. Gratidão." Relato de Renato Vicente ao participar da última sessão do ano de 2024 na TASSE. Abaixo a visão do fotografo:   Manifestação do Marinheiro Sr. Elias            Manifestação Yansã. Saravá Caboclo Lua nova ! "De baixo de um figueira fizeram um feitiço para me matar.  No dia da festa eu vou lá!"