Pular para o conteúdo principal

O Axé do Pai

 



O AXÉ DO PAI

     O axé do Pai move a casa numa direção crescente e ele ensina que o silêncio é a primeira oração. Na gira, tem a magia e o sacerdócio porque cada um é responsável por zelar pela sua própria mediunidade, consciência e expansão. A responsabilidade do “vestir o branco” ultrapassa a fronteira dos encontros e se torna um dos segredos para mergulhar nas águas profundas da fé.

    Bato a cabeça no conga e ponho a minha guia. Fecho os olhos e não estou aqui, meus pés não tocam mais esse chão. O som do atabaque move o meu coração na força e no ritmo. O babá defuma a casa, as firmezas, os irmãos, defuma a minha fronte e a minha retaguarda e eu choro. Aqui tem raiz e fundamento e por isso, a certeza de que a união de todas as bandas é a base para o meu caminhar.

     Canto, elevo a minha voz, louvo ao Orixá. Bato palma porque assim, ativo energia e aí tem mistério, chamo e invoco, firmando o ponto, porque o Guia vai chegar. Em terreiro de fé, o Pai diz que Eles não tardam para se apresentar. Lá vem o Velho descalço, de fala mansa e tom suave, feição sofrida e terna, não tem como não chorar. Digo a mim mesmo: “Salve as almas Santas, Sabidas e Entendidas que vem neste terreiro para ensinar. Salve Vovó que chega aqui vencendo demanda para seus filhos abençoar. Olha esse caboclo que veio na oca para nos saravar? Louvado seja! Aquele que guarda a minha entrada e a minha saída? Esse é Exu, dono do movimento que vem nessa terra para acalmar o tormento, guardião dos caminhos, laroyê, Exu! Aqui, hoje e sempre!

     “Disciplina, disciplina e disciplina”, diz o Zelador. Para aprender, respeitar e crescer. Tudo no momento de Iroko, filho. Ouve, chora, pede, tenha fé e pratique o amor. O Pai Maior é cheio de amor. Do mais velho ao mais novo. Num universo tão vasto e infinito, uma janela para a vida foi aberta e aqui você está e eu também estou. Um dia, daremos conta de tudo aquilo que aqui fizemos: sobre o que plantamos e colhemos. Quem você está sendo? Como nós estamos vivendo? Sobre a vida, melhor vivê-la em plenitude de dias e alegrias e no momento da tristeza, filho meu, tenha a consciência de cada aprendizado e de certo, você saberá o que fazer.

     Ouve o Pai. Ele é testado e colocado à prova primeiro. Os olhos dele veem aquilo que os nossos não enxergam. Ele grita, no entanto, é só procurar um coração cheio de amor e amizade, você encontrará. Salve o axé do Pai, que na força do grito, do ensino e da reza, nos ajuda a chegar em lugares que tanto precisamos estar. Salve essa linda coroa que vem para nos ensinar.


Texto do médium: Ivis Fernandes 

Comentários

  1. Salve o Axé do Pai!
    Pai André, parabéns por ter recebido esse presente.
    Oxalá abençoe sua coroa, te mantendo sempre firme para cumprir sua missão.
    Por todos os dias teremos GRATIDÃO por ti.
    Gratidão pelo conhecimento que nos transmite, pelo cuidado, pelo carinho e amor conosco.
    Salve os guias que trabalham contigo nos ensinando que devemos ter disciplina na religião, cabeça firme, pé no chão e fé na caminhada.
    Um abraço ao Ivis por nos proporcionar essa leitura linda.
    Eu te amo! ♥

    ResponderExcluir
  2. Nossa muito lindo e totalmente verdadeiro temos que ter a simplicidade e consciência de aceitar o que nos é ensinado e passado a cada dia para poder quem sabe 1 dia termos realmente nosso equilíbrio que tanto o nosso babá nos fala e ensina, sarava a umbanda.

    ResponderExcluir
  3. Ivis , meu irmão, saravá a tua banda que te dota de inteligente e sensibilidade ímpar. Lindo, lindo, lindo.
    Agradeço a espiritualidade por ter a oportunidade de conviver com pessoas lindas de coração. Ao meu zelador , Pai André, que me ensina através da espiritualidade e de sua sabedoria a crescer, evoluir, florescer...
    Amo vocês!
    Axé!!!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço por todo o conhecimento que passam para todo nós ,que possamos filtra todos estes conhecimento e possamos passar tudo que aprendemos ,e podemos ser pessoas melhores.
      Agradeço meu Pai André e com eles todos seu guias sempre.

      Excluir
  5. Salve!!! Parabéns, muito lindo, axé ,saravá.

    ResponderExcluir
  6. Meu irmão, Ivis, quanta sabedoria em suas palavras.... Muito Axé pra vc ! Pai André, obrigada por todos os ensinamentos .... Sou muito grata a espiritualidade por ter me conhecido a sua casa, lugar de muita paz, ensino e Axé , onde eu me sinto tão bem !!! Gratidão a todos os orixás !!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Programação

Calendário 2025 CALENDÁRIO TASSE 2025 SEGUNDO SEMESTRE 2025. Agosto    04/08 - Estudo/ Sessão Preto velho (19:30) 16/08 - Clube de Leitura (18:00) Estudo/Sessão Exus (19:30) 03/08 Gira de Caboclos (16:00) ●TRABALHOS FECHADOS  (Médiuns específicos). Setembro  01/09 - Estudo/ Sessão Preto velho (19:30) 20/09 - Clube de Leitura (18:00) Estudo/Sessão Exus (19:30) 07/09 - Gira de Caboclos (16:00) 28/09 - Gira Festiva Ibejada (16:00) ●TRABALHOS FECHADOS  (Médiuns específicos). Outubro   06/10 - Estudo/Sessão Preto Velho (19:30) 18/10 - Clube de Leitura (18:00) Estudo/Sessão Exus (19:30) 05/10 - Gira de Caboclos (16:00) ●TRABALHOS FECHADOS  (Médiuns específicos). Novembro  03/11 - Estudo/Sessão Preto Velho (19:30) 15/11 - Clube de Leitura (18:00) Estudo/Sessão Exus (19:30) 02/11 - Gira de Caboclos (16:00) ●TRABALHOS FECHADOS  (Médiuns específicos). Dezembro   08/12 - Estudo/Sessão Preto Velho (19:30) 27/12 - Encerramento/Descarrego (15:00) 2...

Festa Preto Velho 2025 - Celebração 15 anos da TASSE

  "Queridos irmãos e convidados, É com muita felicidade que estamos aqui hoje para celebrar o aniversário de nossa Tenda. Para agradecer à espiritualidade e a todos os velhos e velhas que trazem luz, força e conhecimento a cada um de nós neste Terreiro. Nossa história não começa apenas neste espaço sagrado. A “macumba” se faz presente desde que nos entendemos como seres humanos, dentro de nossa própria família. Os ensinamentos — ainda que de forma velada e com os receios sociais de nossos familiares — já se faziam presentes em nossos lares. Agradecemos e louvamos os nomes de Pai Joaquim, Vovó Cambinda e Rei Congo — espíritos que habitam e guiam nossa família. A Tenda cruzou e continuará cruzando gerações. Foi preciso amadurecermos para que pudéssemos chegar até aqui. Foi preciso a voz firme e carinhosa de Vovô Pai João! Foi ele quem trouxe a semente que nos permitiu, hoje, ouvir e sentir: Vovó Maria, Maria Congá, Pai Fabiano, Vovó Luanda, e tantos outros Pretos e Pretas Ve...

Descarrego TASSE 2024. Asè para quem é de Axé

"Ao ser convidado para fotografar, conhecer o ambiente e "planejar" como este trabalho será realizado é essencial. Nesta experiência, aprendi que num local sagrado onde o principal elemento é a energia, não há planejamento que possa ser seguido da minha maneira, mas dos verdadeiros "moradores" desta casa, na qual me senti abraçado, acolhido e respeitado. Gratidão." Relato de Renato Vicente ao participar da última sessão do ano de 2024 na TASSE. Abaixo a visão do fotografo:   Manifestação do Marinheiro Sr. Elias            Manifestação Yansã. Saravá Caboclo Lua nova ! "De baixo de um figueira fizeram um feitiço para me matar.  No dia da festa eu vou lá!"