Pular para o conteúdo principal

Oxóssi





Oxóssi


Falar desse "grande trono de Olodumaré", vai muito  além da expressão que  entendemos  como  o grande "Patrono da Fartura".

Oxóssi é a Razão motriz e primeva do Cosmo. É a lógica Universal resultante das mais  complexas leis físicas ao mais simples entender que  "dois mais dois é  igual a quatro". É o poder de Obatalá em todos os resultados:"Verdade do Universo"!

Explanar sobre  a força "Oxóssi", é falar simples e puramente das grandezas inseridas em tudo que  alcançamos sobre o vocábulo "Razão".

É apreciar a majestade existente no raciocinar, no aprender, no compreender no ponderar, no comunicar, no julgar...

Oxóssi é a beleza, que as diversas  ciências apresentam -nos como 'inteligência"(emocional, espacial, matemática, corporal etc).

É força  de Olorun na exatidão da vida!

Casa de Oxóssi é a  nossa mente, lugar onde esse magnífico "Odé" sai para guerrear!

Campo de  Oxóssi  não é somente a mata,  mas também o grande  viver, onde refletimos esse dínamo de Deus na capacidade das conclusões  e nas resoluções de nossas batalhas diárias.

Astúcia, cautela e visão fazem e fizeram parte  do grande "Rei de Kêtu" como narram os itans.

O domínio sobre  a  cultura da mata, da fartura e da prosperidade não está somente nos símbolos do "Ofá"(arco) e do  "Damatá"(flecha) de "Odé", que era um menino, que com uma única flecha, venceu o "Eleyé"(pássaro das feiticeiras). O domínio também está no equilíbrio e na ordenação que ele era capaz de realizar. 

Para viver mata a dentro, Oxóssi conquistou o "arolé", o pó que  torna o grande guerreiro imune a morte e aos eguns. Esse pó  nada mais é que o entendimento, terra  e "Orun"/vida espiritual. 

Oxóssi se guia pelo movimento da lua.

Oxóssi ama a beleza (Oxum).

Oxóssi se enamora da força (Otim).

Oxóssi  amiga-se do "ofò" do verde (Ossaim).

Oxóssi sorri com encanto de seu filho (Logun Edé).

Oxóssi não  aceita mel !

Pois, a Razão  deve ser ágil, firme e decidida  como a força crua e bela de nosso  grande "Odé".

"Otokan Soso"

(Guerreiro que precisa somente de uma flecha).

Okê  Arô!


Andre D'Obaluaiê

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Programação

Calendário 2025 CALENDÁRIO TASSE 2025 SEGUNDO SEMESTRE 2025. Agosto    04/08 - Estudo/ Sessão Preto velho (19:30) 16/08 - Clube de Leitura (18:00) Estudo/Sessão Exus (19:30) 03/08 Gira de Caboclos (16:00) ●TRABALHOS FECHADOS  (Médiuns específicos). Setembro  01/09 - Estudo/ Sessão Preto velho (19:30) 20/09 - Clube de Leitura (18:00) Estudo/Sessão Exus (19:30) 07/09 - Gira de Caboclos (16:00) 28/09 - Gira Festiva Ibejada (16:00) ●TRABALHOS FECHADOS  (Médiuns específicos). Outubro   06/10 - Estudo/Sessão Preto Velho (19:30) 18/10 - Clube de Leitura (18:00) Estudo/Sessão Exus (19:30) 05/10 - Gira de Caboclos (16:00) ●TRABALHOS FECHADOS  (Médiuns específicos). Novembro  03/11 - Estudo/Sessão Preto Velho (19:30) 15/11 - Clube de Leitura (18:00) Estudo/Sessão Exus (19:30) 02/11 - Gira de Caboclos (16:00) ●TRABALHOS FECHADOS  (Médiuns específicos). Dezembro   08/12 - Estudo/Sessão Preto Velho (19:30) 27/12 - Encerramento/Descarrego (15:00) 2...

Festa Preto Velho 2025 - Celebração 15 anos da TASSE

  "Queridos irmãos e convidados, É com muita felicidade que estamos aqui hoje para celebrar o aniversário de nossa Tenda. Para agradecer à espiritualidade e a todos os velhos e velhas que trazem luz, força e conhecimento a cada um de nós neste Terreiro. Nossa história não começa apenas neste espaço sagrado. A “macumba” se faz presente desde que nos entendemos como seres humanos, dentro de nossa própria família. Os ensinamentos — ainda que de forma velada e com os receios sociais de nossos familiares — já se faziam presentes em nossos lares. Agradecemos e louvamos os nomes de Pai Joaquim, Vovó Cambinda e Rei Congo — espíritos que habitam e guiam nossa família. A Tenda cruzou e continuará cruzando gerações. Foi preciso amadurecermos para que pudéssemos chegar até aqui. Foi preciso a voz firme e carinhosa de Vovô Pai João! Foi ele quem trouxe a semente que nos permitiu, hoje, ouvir e sentir: Vovó Maria, Maria Congá, Pai Fabiano, Vovó Luanda, e tantos outros Pretos e Pretas Ve...

Descarrego TASSE 2024. Asè para quem é de Axé

"Ao ser convidado para fotografar, conhecer o ambiente e "planejar" como este trabalho será realizado é essencial. Nesta experiência, aprendi que num local sagrado onde o principal elemento é a energia, não há planejamento que possa ser seguido da minha maneira, mas dos verdadeiros "moradores" desta casa, na qual me senti abraçado, acolhido e respeitado. Gratidão." Relato de Renato Vicente ao participar da última sessão do ano de 2024 na TASSE. Abaixo a visão do fotografo:   Manifestação do Marinheiro Sr. Elias            Manifestação Yansã. Saravá Caboclo Lua nova ! "De baixo de um figueira fizeram um feitiço para me matar.  No dia da festa eu vou lá!"