Pular para o conteúdo principal

Ori

Ori- Bori- Sacerdócio. 




Conta a lenda que Olodumare chamou todos os Orixás e os testou perguntando : "Quêm sobreviveria as grandes batalhas,as tormentas dos mares, a escalada das montanhas mais difíceis e sairia ileso? "

Os Orixás envaidecido, pronunciaram-se um a um, dizendo se que tinham a força de sobreviver,e Olodumare escutava-os e dizia a cada um que não!

Então, Ogum, o guerreiro perguntou quem teria a força de passar por todas as dificuldades e sobreviver, e Olodumare respondeu a ele que somente 'Orí'!

A palavra Ori significa cabeça/ mente e fazer um Bori significa alimentar a cabeça.

E o que isso significa dentro da ritualísca energética de Umbanda?

Independente das diretrizes da casa espiritual a qual estamos vinculados, fazer um Bori é sedimentar nas estruturas do centro de força Coronário,o espaço para as consciências espirituais pertencentes aos elementos e ancestrais do médium, esses mentores ao qual formarão o que chamamos de coroa de Santo.

O Significado do alimentar vai além das ritualísca,o alimentar é a busca do próprio médium na meditação única com seus elementos (seu 'eu').

O Bori não é uma ritualística somente usada nas religiões afros, ao longo da história sempre vimos os homens trabalharem esse Chackra para melhor buscar o divino, como por exemplo, os Franciscanos, os Budistas, etc...

Podemos dizer que o Bori é a ritualísca para psique do médium, onde se junta a consciência física com a extra-física, é o casamento sacerdotal na mediunidade.

... Mas Ori/Cabeça tem que ser cuidada com otimismo de viver, saúde de não medos ou monstros de preconceitos, Cabeça tem que ser oxigenada com renovação e progressão, pois somente assim atingiremos conexões com as grandes esferas do universo,então a nossa pequena "quartinha" será mais que um símbolo de ritualísca e sim um farol onde a espiritualidade terá porto seguro de trabalho.

E nós sairemos ilesos de todas batalhas como Olodumare falou, pois seremos "Sol" em nosso 'Ori'.





André D'Obaluaiê 

Comentários

  1. É sempre bom nos enriquecer de conhecimentos ! Amo minha Umbanda! Saravá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saravá!! Longe de preconceitos. O que prevalece em nós é o amor!

      Excluir
  2. Que linda a importância dó Ori! Saravá Umbanda!

    ResponderExcluir
  3. A cada dia aprendendo mais com esta religião linda!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Programação

Calendário 2025 CALENDÁRIO TASSE 2025 SEGUNDO SEMESTRE 2025. Agosto    04/08 - Estudo/ Sessão Preto velho (19:30) 16/08 - Clube de Leitura (18:00) Estudo/Sessão Exus (19:30) 03/08 Gira de Caboclos (16:00) ●TRABALHOS FECHADOS  (Médiuns específicos). Setembro  01/09 - Estudo/ Sessão Preto velho (19:30) 20/09 - Clube de Leitura (18:00) Estudo/Sessão Exus (19:30) 07/09 - Gira de Caboclos (16:00) 28/09 - Gira Festiva Ibejada (16:00) ●TRABALHOS FECHADOS  (Médiuns específicos). Outubro   06/10 - Estudo/Sessão Preto Velho (19:30) 18/10 - Clube de Leitura (18:00) Estudo/Sessão Exus (19:30) 05/10 - Gira de Caboclos (16:00) ●TRABALHOS FECHADOS  (Médiuns específicos). Novembro  03/11 - Estudo/Sessão Preto Velho (19:30) 15/11 - Clube de Leitura (18:00) Estudo/Sessão Exus (19:30) 02/11 - Gira de Caboclos (16:00) ●TRABALHOS FECHADOS  (Médiuns específicos). Dezembro   08/12 - Estudo/Sessão Preto Velho (19:30) 27/12 - Encerramento/Descarrego (15:00) 2...

Festa Preto Velho 2025 - Celebração 15 anos da TASSE

  "Queridos irmãos e convidados, É com muita felicidade que estamos aqui hoje para celebrar o aniversário de nossa Tenda. Para agradecer à espiritualidade e a todos os velhos e velhas que trazem luz, força e conhecimento a cada um de nós neste Terreiro. Nossa história não começa apenas neste espaço sagrado. A “macumba” se faz presente desde que nos entendemos como seres humanos, dentro de nossa própria família. Os ensinamentos — ainda que de forma velada e com os receios sociais de nossos familiares — já se faziam presentes em nossos lares. Agradecemos e louvamos os nomes de Pai Joaquim, Vovó Cambinda e Rei Congo — espíritos que habitam e guiam nossa família. A Tenda cruzou e continuará cruzando gerações. Foi preciso amadurecermos para que pudéssemos chegar até aqui. Foi preciso a voz firme e carinhosa de Vovô Pai João! Foi ele quem trouxe a semente que nos permitiu, hoje, ouvir e sentir: Vovó Maria, Maria Congá, Pai Fabiano, Vovó Luanda, e tantos outros Pretos e Pretas Ve...

Descarrego TASSE 2024. Asè para quem é de Axé

"Ao ser convidado para fotografar, conhecer o ambiente e "planejar" como este trabalho será realizado é essencial. Nesta experiência, aprendi que num local sagrado onde o principal elemento é a energia, não há planejamento que possa ser seguido da minha maneira, mas dos verdadeiros "moradores" desta casa, na qual me senti abraçado, acolhido e respeitado. Gratidão." Relato de Renato Vicente ao participar da última sessão do ano de 2024 na TASSE. Abaixo a visão do fotografo:   Manifestação do Marinheiro Sr. Elias            Manifestação Yansã. Saravá Caboclo Lua nova ! "De baixo de um figueira fizeram um feitiço para me matar.  No dia da festa eu vou lá!"