Pular para o conteúdo principal

Ewá



Ewá

Para alcançarmos esse lindo Orixá, devemos nos deixar levar pela sutileza e beleza dos primeiros raios solares tentando quebrar o tecido da cortina de nosso quarto. 
É sentir  na pele a temperatura inigualável da manhã.
...É desfrutar através do dejejum o sabor de um novo dia.
A princesa Ewá vive na força do Virginal, do matinal, do novo do Universo.

Ewá é a força de Deus  nos estados de transmutação da água; líquido, sólido e gasoso. É Olorum nos mostrando as potencialidades físicas presentes no Cosmo.
Se pensarmos numa grande geleira, ou num iceberg a soberania da força de Ewá, encontra se lá. A 'Neve' é um dos espetáculos de Ewá para nos encantar.

Bela Ewá pode ser perigosa, pode nos cegar ou simplesmente nos deixar perdidos  com sua Névoa ou cerração...

O poder desse Orixá vive também no mistério, no calafrio, no arrepio, no inesperado, no medo; no que dê uma hora para outra pode mudar; nas possibilidades!

Ewá está no crocitar da coruja, no não movimento de uma noite fria no 'Jardim dos Ossos'.
A vibração e a temperatura do fascínio da  Madrugada fazem parte da atmosfera magnificente desse grande Orixá.

Ewá é a princesa mais delicada dos Orixás,é a filha de Nanã com Oxalá, é a querida relação energética, incestuosa,de Oxumarê; Foi a donzela não apoderada por Xângo,é ela  que divide o cruzeiro e a ordenação da Kalunga com Omulu e Oiá.
Ewá também vive nas matas virgens de Oxossi. Ela é o próprio encanto/mistério dos caminhos de Orumilá.

... É Deus, com a sua poesia do  rosa, azul e laranja pintando o céu no amanhecer!
Ewá é aquela sensação mágica que existe entre o sono e o despertar!

Riró! Bela Ewá
Salver a mãe do caráter!

André Luiz D'obaduaê

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Programação

Calendário 2025 CALENDÁRIO TASSE 2025 ☆Reuniões Públicas  JANEIRO: 19/01 AMACI - 06hrs   19/01 GIRA Orixás/Caboclos - 16hrs  FEVEREIRO: 03/02 ESTUDO/GIRA Preto Velho -  19:30 15/02 ESTUDO/ GIRA EXU -  19:30 15/02 CLUBE De LEITURA -  17hrs  02/02 GIRA Povo d'Água/Caboclos -  15:30 MARÇO: 15/03 ESTUDO / GIRA EXU -  19:30 15/03 CLUBE de Leitura -  17hrs  ●TRABALHOS FECHADOS.  ABRIL: 07/04  ESTUDO/ GIRA PRETO -  19:30 19/04 ESTUDO /GIRA EXU   - 19:30 19/04 CLUBE DE LEITURA   - 17hrs  23/04 GIRA Ogum/Caboclos   - 16hrs  MAIO: 04/05 GIRA CABOCLOS   - 16hrs  05/05 ESTUDO/ Gira Preto velho  - 19:30 17/05 ESTUDO/ GIRA EXU   - 19:30 17/05 CLUBE DE LEITURA  - 17hrs  25/05  Aniversário da Tenda  - 13hrs JUNHO: 02/06 ESTUDO/Gira Preto velho -  19:30 21/06 ESTUDO/ GIRA EXU   - 19:30 21/06 CLUBE DE LEITURA   - 17hrs  01/06 GIRA CABOCLOS ...

Descarrego TASSE 2024. Asè para quem é de Axé

"Ao ser convidado para fotografar, conhecer o ambiente e "planejar" como este trabalho será realizado é essencial. Nesta experiência, aprendi que num local sagrado onde o principal elemento é a energia, não há planejamento que possa ser seguido da minha maneira, mas dos verdadeiros "moradores" desta casa, na qual me senti abraçado, acolhido e respeitado. Gratidão." Relato de Renato Vicente ao participar da última sessão do ano de 2024 na TASSE. Abaixo a visão do fotografo:   Manifestação do Marinheiro Sr. Elias            Manifestação Yansã. Saravá Caboclo Lua nova ! "De baixo de um figueira fizeram um feitiço para me matar.  No dia da festa eu vou lá!"

Festa Preto Velho 2025 - Celebração 15 anos da TASSE

  "Queridos irmãos e convidados, É com muita felicidade que estamos aqui hoje para celebrar o aniversário de nossa Tenda. Para agradecer à espiritualidade e a todos os velhos e velhas que trazem luz, força e conhecimento a cada um de nós neste Terreiro. Nossa história não começa apenas neste espaço sagrado. A “macumba” se faz presente desde que nos entendemos como seres humanos, dentro de nossa própria família. Os ensinamentos — ainda que de forma velada e com os receios sociais de nossos familiares — já se faziam presentes em nossos lares. Agradecemos e louvamos os nomes de Pai Joaquim, Vovó Cambinda e Rei Congo — espíritos que habitam e guiam nossa família. A Tenda cruzou e continuará cruzando gerações. Foi preciso amadurecermos para que pudéssemos chegar até aqui. Foi preciso a voz firme e carinhosa de Vovô Pai João! Foi ele quem trouxe a semente que nos permitiu, hoje, ouvir e sentir: Vovó Maria, Maria Congá, Pai Fabiano, Vovó Luanda, e tantos outros Pretos e Pretas Ve...