Pular para o conteúdo principal

Iroko






Iroko.
Eró! Iroko kissilé!

Iroko é o poderoso feitiço de Deus sobre nós! 

Falar sobre o 'Tempo' é tentar compreender a vida por um ângulo não tangível, e ao mesmo tempo senti -la de uma forma mensurável. 

Explanar sobre o 'Tempo' é verificar que as equações do viver tramitam dentro dessa força gravitacional, Deus. Gravidade essa, que pode ser leve ou pesada no âmbito da Física, de acordo com o modo o qual escolhemos solucionar as nossas parábolas matemáticas. 
É encontrar nas inequações as intersecções de uma estonteante beleza. 

 Iroko está no pranto e na dor da despedida física de um ser querido, no abraço de congratulação de um ciclo vencido, no sorriso da tenra idade, no discurso da experiência, nas mãos de seus pais e no olhar firme e verdadeiro de um tutor.

Iroko é uma 'ponte' que será construída,  é estar feita, é a importância e a imponência de sua utilidade, e será o encanto quando sua 'morte' chegar. 

Iroko está no ver e no  sentir do frio, na marotonice primaveril, nos dias de mar e sol e nos momentos cinzas. 
É Olorum no correr da criança e continua sendo ele na lentidão do idoso.

 O grande Orixá 'Tempo' manipula todas as outras forças do universo, pois cada energia executa-se nos instantes, segundos, minutos e horas dentro dessa magia, Deus!

Iroko é Deus nos apresentando a Vida com o passar dos Dias!

 Com isso, Iroko pode ser um velho horrível e medonho ou um jovem robusto e lindo!

Observemos nossa vida:
No sol, Iroko está, 
No azul do céu, Iroko está; 
No cheiro do café, Iroko está;
No movimento dos carros, Iroko está; 
No esbarrar com um desconhecido, Iroko está;
No nascimento do seu filho, Iroko está; 
No cair da folha, Iroko está; 
No início, no fim e no infinito, é a forma com a qual Deus, Iroko, trabalhará! 

Salve o Senhor Tempo!


André Luiz Duccini Salerno

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Programação

Calendário 2025 CALENDÁRIO TASSE 2025 ☆Reuniões Públicas  JANEIRO: 19/01 AMACI - 06hrs   19/01 GIRA Orixás/Caboclos - 16hrs  FEVEREIRO: 03/02 ESTUDO/GIRA Preto Velho -  19:30 15/02 ESTUDO/ GIRA EXU -  19:30 15/02 CLUBE De LEITURA -  17hrs  02/02 GIRA Povo d'Água/Caboclos -  15:30 MARÇO: 15/03 ESTUDO / GIRA EXU -  19:30 15/03 CLUBE de Leitura -  17hrs  ●TRABALHOS FECHADOS.  ABRIL: 07/04  ESTUDO/ GIRA PRETO -  19:30 19/04 ESTUDO /GIRA EXU   - 19:30 19/04 CLUBE DE LEITURA   - 17hrs  23/04 GIRA Ogum/Caboclos   - 16hrs  MAIO: 04/05 GIRA CABOCLOS   - 16hrs  05/05 ESTUDO/ Gira Preto velho  - 19:30 17/05 ESTUDO/ GIRA EXU   - 19:30 17/05 CLUBE DE LEITURA  - 17hrs  25/05  Aniversário da Tenda  - 13hrs JUNHO: 02/06 ESTUDO/Gira Preto velho -  19:30 21/06 ESTUDO/ GIRA EXU   - 19:30 21/06 CLUBE DE LEITURA   - 17hrs  01/06 GIRA CABOCLOS ...

Descarrego TASSE 2024. Asè para quem é de Axé

"Ao ser convidado para fotografar, conhecer o ambiente e "planejar" como este trabalho será realizado é essencial. Nesta experiência, aprendi que num local sagrado onde o principal elemento é a energia, não há planejamento que possa ser seguido da minha maneira, mas dos verdadeiros "moradores" desta casa, na qual me senti abraçado, acolhido e respeitado. Gratidão." Relato de Renato Vicente ao participar da última sessão do ano de 2024 na TASSE. Abaixo a visão do fotografo:   Manifestação do Marinheiro Sr. Elias            Manifestação Yansã. Saravá Caboclo Lua nova ! "De baixo de um figueira fizeram um feitiço para me matar.  No dia da festa eu vou lá!"

Festa Preto Velho 2025 - Celebração 15 anos da TASSE

  "Queridos irmãos e convidados, É com muita felicidade que estamos aqui hoje para celebrar o aniversário de nossa Tenda. Para agradecer à espiritualidade e a todos os velhos e velhas que trazem luz, força e conhecimento a cada um de nós neste Terreiro. Nossa história não começa apenas neste espaço sagrado. A “macumba” se faz presente desde que nos entendemos como seres humanos, dentro de nossa própria família. Os ensinamentos — ainda que de forma velada e com os receios sociais de nossos familiares — já se faziam presentes em nossos lares. Agradecemos e louvamos os nomes de Pai Joaquim, Vovó Cambinda e Rei Congo — espíritos que habitam e guiam nossa família. A Tenda cruzou e continuará cruzando gerações. Foi preciso amadurecermos para que pudéssemos chegar até aqui. Foi preciso a voz firme e carinhosa de Vovô Pai João! Foi ele quem trouxe a semente que nos permitiu, hoje, ouvir e sentir: Vovó Maria, Maria Congá, Pai Fabiano, Vovó Luanda, e tantos outros Pretos e Pretas Ve...