Pular para o conteúdo principal

Oxumarê






Oxumarê

Arroboboi Oxumarê! 
(Salve o senhor dos ciclos)

Faço parte da sua natureza íntima!
Estou no olhar do seu filho,
Na fala da sua esposa,
Na inteligência da sua filha,
Na simetria do corpo do seu pai,
... e você ,às vezes, nem me entende!


Oxumarê é a 'eletricidade' motriz presente no universo,nos seres e em todas as potências da vida.

É Olorum em graus expansivos multiplicando-se em cores/vibrações. Cores essas que não só se traduzem aos nossos olhos como um 'arco-iris'
, mas que se eletrizam no planeta e em nós como fonte de inspiração e vida.

Oxumarê é a mobilidade inerente a todos os seres e criaturas,expressando se desde dos nematelmintos (minhocas) até as nossas correntes nervosas.

É o grande Orixá que impulsiona o viver!

É a correnteza das águas de Oxum, é a eletrização da criatividade do mental de Iemanja, é o movimento de translação e rotação no Universo,é a força Deus que gera a luz.

Oxumarê é lindamente 'Meta-meta', vive na essência da riqueza e na humildade da pobreza, no encanto da beleza e na falta de lápides da feiura, no hormonal masculino e no mental feminino,no assexuado e no sexuado, no homogêneo e no heterogêneo, na inteligência e na idiotice,é Deus grandiosamente do brilho ao o opaco.

Oxumarê está no potencial do escritor, na mestria do driblar do jogador, nas mãos do cirurgião,no reverenciar e no aplaudir, no erguer e no rastejar.

Assim como todas as forças do universo,em seu aspecto negativo
'Oxumarê' pode ser permissivo, doloroso, infeliz e diabólico!
Podemos receber um choque!

Oxumarê reside nos negócios,na diplomacia e no cultural. É o grande Orixá responsável pelas festa do Orum, é o bancário dos Orixás!

Sua eletricidade divina expressa-se em nós no poder de nossa 'Sexualidade', cujo em Deus não é uno, e sim policromático.

Pai Oxumarê é :
Azul,
Vermelho,
Verde,
Lilás,
Laranja,
Amarelo,
... e todas as outras vibrações que não conseguimos enxergar!

Pai Oxumarê é o encanto de observarmos um horizonte de belíssimas cores!

Faço parte da sua natureza íntima!
Vivo no olhar do seu filho,
Na fala da sua esposa,
Na inteligente da sua filha,
Na simetria do corpo de seu pai.
... e, às vezes, você não me entende!

André Luiz Duccini Salerno 



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Programação

Calendário 2025 CALENDÁRIO TASSE 2025 SEGUNDO SEMESTRE 2025. Agosto    04/08 - Estudo/ Sessão Preto velho (19:30) 16/08 - Clube de Leitura (18:00) Estudo/Sessão Exus (19:30) 03/08 Gira de Caboclos (16:00) ●TRABALHOS FECHADOS  (Médiuns específicos). Setembro  01/09 - Estudo/ Sessão Preto velho (19:30) 20/09 - Clube de Leitura (18:00) Estudo/Sessão Exus (19:30) 07/09 - Gira de Caboclos (16:00) 28/09 - Gira Festiva Ibejada (16:00) ●TRABALHOS FECHADOS  (Médiuns específicos). Outubro   06/10 - Estudo/Sessão Preto Velho (19:30) 18/10 - Clube de Leitura (18:00) Estudo/Sessão Exus (19:30) 05/10 - Gira de Caboclos (16:00) ●TRABALHOS FECHADOS  (Médiuns específicos). Novembro  03/11 - Estudo/Sessão Preto Velho (19:30) 15/11 - Clube de Leitura (18:00) Estudo/Sessão Exus (19:30) 02/11 - Gira de Caboclos (16:00) ●TRABALHOS FECHADOS  (Médiuns específicos). Dezembro   08/12 - Estudo/Sessão Preto Velho (19:30) 27/12 - Encerramento/Descarrego (15:00) 2...

Festa Preto Velho 2025 - Celebração 15 anos da TASSE

  "Queridos irmãos e convidados, É com muita felicidade que estamos aqui hoje para celebrar o aniversário de nossa Tenda. Para agradecer à espiritualidade e a todos os velhos e velhas que trazem luz, força e conhecimento a cada um de nós neste Terreiro. Nossa história não começa apenas neste espaço sagrado. A “macumba” se faz presente desde que nos entendemos como seres humanos, dentro de nossa própria família. Os ensinamentos — ainda que de forma velada e com os receios sociais de nossos familiares — já se faziam presentes em nossos lares. Agradecemos e louvamos os nomes de Pai Joaquim, Vovó Cambinda e Rei Congo — espíritos que habitam e guiam nossa família. A Tenda cruzou e continuará cruzando gerações. Foi preciso amadurecermos para que pudéssemos chegar até aqui. Foi preciso a voz firme e carinhosa de Vovô Pai João! Foi ele quem trouxe a semente que nos permitiu, hoje, ouvir e sentir: Vovó Maria, Maria Congá, Pai Fabiano, Vovó Luanda, e tantos outros Pretos e Pretas Ve...

Descarrego TASSE 2024. Asè para quem é de Axé

"Ao ser convidado para fotografar, conhecer o ambiente e "planejar" como este trabalho será realizado é essencial. Nesta experiência, aprendi que num local sagrado onde o principal elemento é a energia, não há planejamento que possa ser seguido da minha maneira, mas dos verdadeiros "moradores" desta casa, na qual me senti abraçado, acolhido e respeitado. Gratidão." Relato de Renato Vicente ao participar da última sessão do ano de 2024 na TASSE. Abaixo a visão do fotografo:   Manifestação do Marinheiro Sr. Elias            Manifestação Yansã. Saravá Caboclo Lua nova ! "De baixo de um figueira fizeram um feitiço para me matar.  No dia da festa eu vou lá!"