Nanã
(Raiz)
O Tempo, o Vento, a Lama, o lodo, a chuva, a lagoa são uns dos elementos da genealogia da força Nanã, e são energias vivas, que compõem a 'Raiz' dessa expressão Deus na natureza.
Mãe Nanã está no início de nossa sustentação planetária e física, presente em todos nutrientes que constituem a vida Vegetal de nosso Mundo.
Nanã vive com suas vitaminas e propriedades nas veias das folhas de Ossaim, no mudar de estações de Iroko, no poder invisível de Obaluaiê.
A grandeza do ceifar que a Chuva traz, regando a terra e umidificando o ar de nosso planeta, são responsabilidades desse grande Orixá.
A beleza do amadurecimento e do envelhecimento estão dentro do esplendor da mais Velha Iabá.
Nanã é o grande segredo inserido nas construções existentes de nosso DNA. Foi do barro de Nanã que Oxalá modelou nossos corpos humanos.
Nanã é a terra que sustenta os 'Vivos' e a terra que recebe e transmuta os 'Mortos'.
Nanã manifesta-se no poder presente na calma, na tranquilidade e na sutileza. Como uma grande avó, é o carinho que te ampara com silêncio, sendo amorosa e, ao mesmo tempo, firme e exigente.
Seu 'Axé' vem para nós expressando a mansidão e a suavidade, como o encanto que existe na visualização do Garoar sobre a luz de sua Lua.
Mãe Nanã vive na força da mãe, da mãe de sua mãe; Na sabedoria do pai, do pai de seu pai. Ela vive no respeito que temos pelo ancestral e numa magia linda e Feiticeira que só existe em seu Salubar!
Saluba, Nanã!
André Luiz Salerno
Nanã, minha senhora do início, meio e fim.
ResponderExcluirÉ Nanã que me dá colo, que cuida de mim como mãe e com o carinho de avó.
É Nanã que me dá tranquilidade, paz e sabedoria me fazendo aprender dia a dia.
Saluba Nanã... Salve Nossa Senhora de Santana!
"Ela vem no som da chuva dançando devagar seu ijexá, senhora da Candelária abá, pra toda sua nação iorubá!"
Saluba minha mãe 👏👏👏👏
ResponderExcluirSaluba, Nanã Buruquê!
ResponderExcluirSaluba Nanã👏
ResponderExcluirSalubae Nanã
ResponderExcluirSaluba Nanã
ResponderExcluir